Introdução

De certo, é por via e por ora coragem demasiada ou por mera vergonha enrustida que nasceu este blog. De criação em prol de ditar, em texto ou palavras poéticas, verdades, dito como também observações, que devíamos observar com um gosto um pouco mais profundo. Boa leitura!

domingo, 14 de fevereiro de 2010

RELACIONAMENTOS Parte II : Namoro














NAMORAR.. é uma perda de tempo um tipo de relacionamento onde um casal troca afetos sentimentais e corporais. Nessa linha de raciocínio, também concluímos que é uma troca carinhosa e, quase sempre, restrita. Pra você que é burro leigo no assunto, significa que namorar é um relacionamento sério onde você está de coleira sincronizando seus pensamentos e seus objetivos pra se preparar a uma vida a 2. A diferença básica entre esse tipo de relacionamento e o anterior amizade, é que o amor é muito mais " grudento". Viver de mãos dadas, mensagens de celular, dar toquinhos a meia noite ou te acordando bem cedo fazendo você querer matar essa porra achar divertido.

Mas apesar de parecer muito bom, existe coisas chatas nesse tipo de relacionamento : Conflitos sentimentais, profissionais e de lazer.



Conflitos Sentimentais



Conflitos sentimentais são aqueles problemas de um namoro onde há falta de confiança (Ciúme), falta de afinidade (sintonia amorosa), etc.


1 Ciúme




Tudo que é bom tem sempre um idiota querendo estragar sempre tem algo a atrapalhar. Como o namoro é algo intimo entre um casal, há sempre o medo de que um deles já não satisfaça, ou que
alguém esteja paquerando sua garota (o). Ciúmes é algo bonito se em devidas proporções, afinal é prova que ele te ama e quer estar sempre do seu lado. Mas o ciúmes exagerado pode dar




problemas. Um parceiro ciumento pode tentar controlar sua vida: viver perguntando sobre seus afazeres, quando vai faze-los, onde vai faze-los, que horas vai, que horas volta e principalmente COM QUEM VAI. Se você homem, disser que vai com uma mulher, a noite pra algum lugar, sua namorada tem um ataque. E se for sua ex pela qual você era apaixonado e se tornaram bons amigos, aí que ele MORRE. O ciúmes entre namorados e ex namorados será algo inevitável. Afinal, ele vai estar tendo ciumes de alguem que já te beijou e você já disse que o amava.


É óbvio que você diria que seu namorado tem que entender que só são bons amigos agora e blábláblá, mas é um instinto que vem há anos no seu DNA animalesco: Defender " seus interesses". Um leão, briga com outro em prol de mostrar força e provar qual dos dois merece ter alguma relação com a leoa. Eles brigam com mordidas, arranhões e batadas. No caso humano, usa-se o depoimento do orkut.



Aproveitando o assunto, ciumes entre namorado e familiares também acontece. Primos são carinhosos e as vezes por culpa de sua infancia com ele, se tornaram intimos e é comum abraços ou gestos de carinho. E por isso é comum namoradO ter ciume de primo. em mulheres isso ocorre, mas em proporções menores.



A amizade também provoca ciumes. Isto acontce muito quando você vai muito a casa de algum desses amigos ou faz muitas atividades com ele e seu namorado as vezes é posto de escanteio.




No mundo virtual, isso não some! Depoimentos carinhosos demais, dar mais atenção a seu amigo no msn que você, viver falando de seu amigo, isso tudo ocorre num relacionamento virtual ( que alias será discutido melhor mais adiante) e provoca ciumes.



O melhor meio de tratar o cíumes é tentar conhecer essa pessoa que lhe causa ciumes. você só vai saber se ele quer arrancar seu amor de você, se você tiver provas, ou, perceber que ele só quer que ela seja feliz. As vezes a pessoa que você mais sente ciúmes, apoia seu namoro e você, besta, implica com ele. Não é injusto?



2 Comprometimento relacional



Namorar é ser fiel. É ser presente. É se fazer de prontidão pro seu parceiro. Quando você começa a " deixar" seu namoro pra segundo plano, é sinal de problema. Não é que você que estuda, por causa disso vai ter que deixar de estudar pra ficar com sua parceira. Na verdade está fazendo o certo. Segundo plano nesse contexto é preferir outras coisas NÃO tão importantes como assistir LAGOA AZUL (apesar de ser um clássico quase nunca reprisado), a namorar.



Comprometer-se, também é estar ou se dispor a estar atualizado com a vida de seu parceiro: dividir máguas, conflitos, alegrias, etc. Quando você começa a sentir que você e seu amado estão fora de" sintonia", é motivo de parar, pensar e ver o que tão fazendo de errado. Não é que você tem de virar vidente e adivinhar tudo que ele ta sentindo, mas é DEVER de todo bom namorado, conseguir entender parte do modo de agir do seu " lovi". Afinal, você precisa conhece-lo. Vai que você esteja namorando um psicopata foragido?



O que deve-se fazer pra tentar mudar isso, é tentar passar mais tempos juntos e ter uma conversa agradável pra se conhecer, pra ver realmente as intenções de cada um. E pra isso funcionar, você deve " programar" sua mente pra não " abrir o programa fantasia"(isso significa pra você não imaginar o que ele é de acordo com o que você imagina, sonhos sãoo bons, mas ninguém é forçado a ser exatamente como você quer) e tentar enxergar o que ele É. Do contrário, você vai se encontrar na situação abaixo.





3 Traição



Não vou precisa concentuar isso. Acredito que você já é lerdo grande o bastante pra entender o que é isso. Vamos direto pro PORQUE. E pro... PRA QUE

Porque trair?


As vezes a traição não é algo proposital. É de momento. As vezes pelo motivo de seu relacionamento estar com a chama do amor (o butijão de gás do amor é tãoo fraquinho...) baixa, brigas, desentendimentos. Pode ocasionar, você cabisbaixo com seu parceiro, triste por ele não te dar o afeto que você mereça ( ou necessite), encontre em algum conhecido,ou não, o que procura. Por isso que eu comecei com os tópicos de ciumes e comprometimento. eles sempre provocam traição, intencional ( a partir do ciumes pra irritar mesmo) ou
não intencional ( falta de sintonia, falta de maturidade pra nutrir algo sério).


Pra que trair?


Pelo ditado popular, homens e mulheres tem motivos diferentes pra trair. Os homens são pra mostrar que são " criaturas incríveis, os famosos power rangers do relacionamento, pegam inúmeras só pra demonstrar que é o cara babaca ." As mulheres são pra se vingar desses "caras", e pegam o primeiro cara que aparecem só pra dar uma " lição."


Isso acontece, mas não é unanimidade. Pode haver inversões ( o homem se vingar e a mulher querer ser a foda (ou a fodida no caso). Também pode ser, pelo fato de estar precisando tanto de uma caracteristica que seu amor não tenha ou não demostre, que acaba cedendo à vontade.


Também, as vezes a gente avança demais na hora errada. As vezes a gente não ta pronto pra ter algo firme, sério com alguém. não é culpa sua ou dele. É só que uns amadurecem mais rapido que outros.


Também há, claro, a traição forçada. As vezes por alguem conhecer uma informação sua que é segredo, alguem te força a fazer algo, tipo beijar alguem, terminar com alguém, etc...



Nessa parte não tem como dizer algo pra evitar isso, já que por mais que voce não sinta ciumes ou saiba controla-lo, ou tenha uma relação boa com seu parceiro, a traição vai muito além do sentimento. Envolve mentalidade, hormonio e... VERGONHA NA CARA...



Conflitos profissionais







Opostos se atraem. Frase que você ouve muito. E tem certa lógica. Afinal, se você pensa igual ao seu parceiro que é turrão (teimoso), muitas brigas acontecem. E se forem pacificos demais, quando acontecer algum problema, vocês sempre vão ser os bananas. Um parceiro tende a completar o outro, por isso a frase "Opostos se atraem" vem a tona. O problema é que se diferenciar demais causa briga. Um cara caseiro, tradicional, JAMAIS vai aceitar uma mulher atriz que faz novelas com par romantico e beija com aqueles beijos que parecem que vao engolir.



Vocês precisam ter algo em comum. E não é algo qualquer como gostar de chocolate ou de assistir Faustão (por mais que raro isso seja, alguem gostar de um gordo que usa relogio de parede no braço).

O namoro precisa de completo. Verdade. mas também é preciso interesses em comum. As vezes o fato de trabalharem em profissões totalmente diferentes atrapalhe. Um medico que faz plantão nunca ou quase nunca fica em casa e viver com alguém que trabalha em banco e trabalha apenas das 10 às 16 hrs pode ser ruim.

Por isso é crucial uma característica em comum. É ela que vai manter firme ou " suportavel" a relação. E é por isso que também, é preciso uma caracteristica importante, já que gostar de chocolate ou do Faustão, não ajudaria no exemplo sitado acima.

Procure conversar com seu parceiro meios de que seus trabalhos não diminuam seu amor pelo outro. É muito fácil evitar terminar relacionamentos assim criando programações que ambos curtam e que resolve ou diminua seu problema em questão, seja de falta de convivencia, ou intolerencia ao seu trabalho ( ou ao dele) e etc... Mas é preciso programar algo legal e de interesse multiplo, ou pode acarretar em outro conflito: o de lazer.

Conflitos de lazer

Uma das vantagens do namoro, é que sempre (ou quase) você tem companhia pra fazer alguma coisa. O problema é... O que? Gostos são variados. Nem sempre seu gosto é igual ao do outro. E ir ver um filme, que parece ser algo rotineiro, pode se tornar um INFERNO. É ai que entra o dito anteriormente sobre Comprometimento relacional. Se você tem... você conhece seu parceiro. E pode tentar ncontrar atividades que entrem em comum com seu gosto e o dela. Muitos relacionamentos acabam, por falta de simplestemente, atividades sociais. Se o seu namorado (a) não te levar pra um local diferente do que você ta acustumada a ver... Você começa a pensar bobagens, como: Ele tem vergonha de mim, ele só me usa, ele ta me traindo, etc. Ta vendo a palavra em negrito? Traição. Viu como apesar de diferentes, todos os topicos se relacionam? ( MAAAAGICOO *_______*).

Procure sempre se doar pelo seu relacionamento. É preciso de sacrificios pra que se construa um relacionamento forte e duradouro. Mas também não seja bocó. Não seja babão por seu namorado. Principalmente se ele for meio "FRIO" com você. Afinal, mesmo que ele seja frio, numareralação, as vezes ele precisa demonstrar que também tem "calor".

InterTema

Namoro Virtual



Alguns chamam de breguice... outros de ultimo recurso e outros de unico meio de namorar. O namoro via net, é sem duvida um exemplo de quanto a tecnologia nos ajudou ou nos deixou completamente insanos. As razões pra isso varia: As vezes você é muito introvertido e não é de sair muito, as vezes você é se sente feio e inatrativo. As vezes você se decpciona com alguem proximo a você e na net encontra alguem que você pensa que te trata melhor.


Funciona?

Existem casos que o namoro via net é simplismente como um ficar. Só enquanto alguem perto de você não der em cima. Outros casos, são ralmente levados a serio. Inclusive trocar alianças Via net, cartas, telefonemas diários. Alguns chegam até a marcar um encontro pessoalmente ( o que pode ser perigoso, portanto nunca vá sozinho, mesmo ela te prometendo balinha :P). Quanto ao funcionar, devo dizer que apesar de estar crescendo o números de casais que se casaram e talz a partir da net, ainda é um numero pequeno. Não significa que você não pode tentar.


Qual o problema?

Existem pessoas que acham a relação via net ridicula. E isso pode causar estress devido as zuações que podem fazer com você.

"-É! Ta namorando na porta.
- Como você sabe? :O
- Eu vindo você pondo o pc na varanda :D"

É claro que muitos dizem que não se encomodam, mas é chato ficar ouvindo isso.

Mas o problema maior mesmo, é aqueles que são carentes ou necessitados de atenção.
O namoro de net já é dolorido, já que você não tem o " corpo" do seu amado perto de você. É quase semelhante àqueles que namoram a distancia (Que se conheceram numa viagem que fez e se gostaram e não tem net... Exemplo disso? Namoro em interior sendo você da capital) imaginem pessoas carentes de atenção? Pessoas assim necessitam de atenção e nem sempre você vai poder entrar na net TODOS os dias naquele MESMO horario. E mesmo que ainda consiga, nem sempre você vai estar com aquele humor alegre ou paciente pra ouvir seu amor falar coisas " bestas", coisas do cotidiano como o que sua professora ensinou ou o que você comeu no almoço.


O namoro via net é uma boa maneira de se testar as pessoas. Já que como você não sabe o que essa pessoa faz do outro lado, é uma boa chance de saber o quão ciumento você é. Se você é muito ciumento, ou você evite esse tipo de namoro, ou consiga ir varias vezes ver seu amor, do contrario... você ferve de ciumes.


SEXO NO NAMORO

Namorar é dar caricias. E as vezes os namorados definem erroniamente ( pra quem não sabe portugues, de maneira errada) em etapas e o sexo é considerado uma etapa avançada no namoro.
Fazer ou não sexo quando namora vai depender de cada um, de cada conceito que escolher. Só quero que vocês não vão na onda de espertinhos que dizem que namoro tem que ter sexo depois de um tempo. Isso é ridiculo. Não se prevê o tempo " minimo" pra ter algo assim. O sexo é o ponto máximo de amor demonstrado por gestos. E é uma prova de amor que TEM QUE VIR de ambos. Vocês tem que estar prontos fisicamente, mentalmente, e sentimentalmente pra isso. Ah sem falar de CAMISINHA GENTE! ( NÃO, NÃO É A MESMA COISA USAR BOLSA DE SUPERMERCADO OU BOLSA DE GELADINHO. alias... se vc põe seu amigo numa bolsa dessas... você é o quê? Atrofiado?)




No próximo post, vou falar sobre a relação namoro X amizade. Quando uma amizade tende a virar namoro ou vice versa. Falarei dos tipos de reação, e uma abordagem geral dos assuntos com entrevistas. FELIZ DIA DO SÃO VALENTIM e... BOM FERIADO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário