Todo mundo sabe que não existe nenhuma sala de aula que não contenha pelo menos um aluno que com dificuldades nas notas ou simplesmente não gostam de fazer algo extra classe. Sabendo disso... as escolas pra incentivar os alunos a conseguirem pontos suficientes fazem um tipo de acordo: os pontos, por umaatividade diferente, os projetos pedagogicos.
Projetos pedágogicos são atividades extra classe onde apresentam temas atuais e com o " objetivo" de fazer com que os alunos saiam um pouco da vida rotineira da sala de aula pra apresentarem a comunidade... coisas importantes como a preservação do meio ambiente, ou conhecer culturas diferentes de outras regiões do Brasil e até países. Relembrar personalidades que contribuíram para a humanidade e assim vai...
O que se afirma aqui é que projetos desse tipo são sim fundamentais... Tanto pra passar informações quanto pra rlaxar a mente dos alunos com coisas diferentes.. evitando o estresse diário de uma sala, que realmente é um saco.
O que ponho em discusão aqui, é a " pressão" que os coordenadores e diretores põe nas cabeças dos alunos. A pontuação recebida muitas vezes é parte do fechamento do bimestre/trimestre. E isso força o aluno a ter que faze-las pra poder ter uma boa nota. E isso não se ap´lica somente a alunos com notas baixas. Alunbos que simplesmente gostam de tirar notas altas mas que não gostam dessas atividades se veem obrigados a participar pra poder ter uma nota melhor. Entrevistei 3 garotas de regiões diferentes e eis suas respostas..
A primeira é De Bruna Santos, de Ourinhos - SP
Como é fazer parte de um projeto pedagógico como apresentações, gincanas, etc?
"Eu estou anciosa, me dediquei , estudei e me esforcei ate o dia da apresentação
mesmo nãoo sendo um tema do qual eu goste, uma coisa que eu não queira fazer, mais me esforcei.
Pra não sair nada de errado, pra que não passe vergonha na frente das pessoas,
Mais estou anciosa, por mais que eu tenha estudado o tema, sempre há o medo de errar, esquecer o que dizer na hora.
Nao vejo o motivo pelo qual, o colegio me obriga a fazer isso, sendo uma coisa que nao gosto. e me da até uma certa revolta. Porque estou fazendo o que o colegio quer, não o que eu quero"
mesmo nãoo sendo um tema do qual eu goste, uma coisa que eu não queira fazer, mais me esforcei.
Pra não sair nada de errado, pra que não passe vergonha na frente das pessoas,
Mais estou anciosa, por mais que eu tenha estudado o tema, sempre há o medo de errar, esquecer o que dizer na hora.
Nao vejo o motivo pelo qual, o colegio me obriga a fazer isso, sendo uma coisa que nao gosto. e me da até uma certa revolta. Porque estou fazendo o que o colegio quer, não o que eu quero"
A segunda é de Renata Brandão de Aracaju - SE
Você conhece esses projetos pedagógicos... da escola.. e você que é uma garota que sempre passa tranquilamente pelas provas sabe que neles.. atribuem pontos. Muitas vezes os alunos só participam do projeto devido os pontos " faceis" de se obter... entao devo dizer que um projeto pedagógico nada mais é do que um incentivo ao aluno: Ele faz com q o aluno participe do projeto em troca de pontos. Axa justo você - que nunca precisou disso - saber q é obrigada a participar já que " faz parte da nota"? ou axa que esses projetos deveriam ser extras?
"Eu não tenho nada contra esses projetos , mas as vezes a escola acaba dando pontos demais para o aluno e ele acaba passando de ano só por pontos extras ! Acho que a pontuação desses projetos deveria ser menor, no máximo 1 ponto,pra incentiver os alunos a estudarem mais para ter boas notas."
E você axa justo elas seram extras ou elas tem q ser parte do fechamento da unidade?
Afinal.. sendo extra.. se você recusar de fazer o projeto, suas chances de tirar 10 continuam as mesmas.. mas se o projeto não for pontos extras.. o aluno desesperado.. eh meio que obrigado a fazê-las.
E você axa justo elas seram extras ou elas tem q ser parte do fechamento da unidade?
Afinal.. sendo extra.. se você recusar de fazer o projeto, suas chances de tirar 10 continuam as mesmas.. mas se o projeto não for pontos extras.. o aluno desesperado.. eh meio que obrigado a fazê-las.
"Eu acho que deve ser extra, porque se o aluno aptar por não participar ele poderá tirar dez do mesmo jeito que os outros."
Uma das respostas mais interessantes que comprovam o que eu digo que não sou contra a esses projetos ou que todos particpam obrigatoriamente, é da própria Renata:
Já aconteceu de vc ter sido " FORÇADA" fazer um projeto pq n era extra e vc precisava de uma boa nota?
"Já participei de trabalho que não eram extras mas sempre participo porque eu quero e não porque to precisando de nota."
E a última, não sendo menos importante, Karol Pinheiro, de São Paulo - SP
Você como aluna ja fez muitos projetos da escola que dizem ser incentivos pra conhecer melhor algum tema que está sendo abordado ou que não está mas é preciso preservá-lo.
Como é algo que é extra curricular, você não é obrigado a fazê-lo. Contudo, sabendo da dificuldade dos alunos com suas notas, eles dão pontos caso façam bem a apresentação.
Você axa isso bom?
Como é algo que é extra curricular, você não é obrigado a fazê-lo. Contudo, sabendo da dificuldade dos alunos com suas notas, eles dão pontos caso façam bem a apresentação.
Você axa isso bom?
"Uma parte dos jovens de hoje em dia são muito desligados para assuntos que para nossos pais ou avós eram de extrema importancia, como a politica nacional/mundial, economia, a história entre muitas outras, são coisas que parecem chatas e em um certo angulo podem ser. Mas nós precisamos saber, e ter uma opinião formada. E os projetos q a escola faz é uma maneira de dar um "clima" diferente a isso, para q o aluno possa ver isto por um outro angulo. No entanto com uma sociedade de jovens que acha tudo isso chato, a única maneira de fazer, ou pelo menos tentar fazer com q estes se interessem pelos projetos, é atraveis de pontos extras. O que não significa que seja obrigatório. Assim como nada é você faz porque você quer, os pontos são incentivos, e no meio do caminho ou no final dele você pode perceber que aquilo que você achava totalmente desnecessário é super interessante. As vezes tudo que nós precisamos é uma mudança de perspectiva. Mudar de lado e ver as coisas por outro angulo."
Apesar de ser uma boa maneira de ajuda a alunos que... nõ se dão bem na sala de aula, ninguem é obrigado, como você mesma disse, a fazer algo. E como é um trabalho extra classe, e também um incentivo. Os pontos de premiação deveriam ser extra aos 10 ( considerando escolas que usam o modelo 0 - 10) que o aluno pode conseguir. Fazer com que os pontos desse projeto façam parte da nota, fazendo com que o aluno que por alguma razao não goste de se apresentar, seja timidez ou falta de interesse, é justo?
"É um tanto dificl de responder, mas acredito que sim. Se a pessoa teve coragem de deixar a timidez de lado e se expor para uma sala inteira ou para uma escola inteira, é justo q ela tenha um reconhecimento por isso, assim como alguém que tem falta de interesse porque vai ta abrindo a sua mente para algo novo, vai estar deixando o pré-conceito que tinha a respeito do assunto, que no fim pode continuar sendo uma chatice mas que ao menos tentou."
Você axa que esses pontos deveriam ser extras (fazendo ou não o projeto, suas chances de tirar 10 é a mesma) ou eles tem que fazer parte do fechamento?
"Eu acho, que eles não tem que ser ponto que se acrescentam em uma média de fechamento de bimestro (por mais q isso ao lado do aluno seja melhor), mas q seja como uma avaliação. O ponto extra te dá, é claro, uma possibilidade maior de tirar uma nota 10."
Muitos colégios obviamente, usam de artificios como gincana pra fazer com que as turmas queiram se mostrar melhores que as outras, fazendo-as entrar nessas competições. Sabendo que os pais matriculam seus filhos em colégios que também possuem essas atividades, você axa que isso não é mais um meio de publicidade para eles?
Você axa que esses pontos deveriam ser extras (fazendo ou não o projeto, suas chances de tirar 10 é a mesma) ou eles tem que fazer parte do fechamento?
"Eu acho, que eles não tem que ser ponto que se acrescentam em uma média de fechamento de bimestro (por mais q isso ao lado do aluno seja melhor), mas q seja como uma avaliação. O ponto extra te dá, é claro, uma possibilidade maior de tirar uma nota 10."
Muitos colégios obviamente, usam de artificios como gincana pra fazer com que as turmas queiram se mostrar melhores que as outras, fazendo-as entrar nessas competições. Sabendo que os pais matriculam seus filhos em colégios que também possuem essas atividades, você axa que isso não é mais um meio de publicidade para eles?
Em suma... Sabemos que esses projetos, têm sim argumentos positivos. todavia, o modo como elas são executadas ou anunciadas para os alunos pode causar certa revolta. Trabalhos extra classe são fundamentalmente ncessárias tanto pro físico quanto para mente. O que pedimos, na verdade, é apenas uma reajustada nos meios de incentivo. O aluno tem que QUERER participar, não TER que participar. Vale lembrar também que esss projetos também sobrecarregam os alunos, já que ao mesmo tempo que os alunos tem que ir fazer as tarefas necessárias ( como ensaios, pesquisas, etc) eles também tem que fazer seus deveres de casa, seus trabalhos e muitas vezes o stress atrapalha isso tudo, priuncipalmente séries onde alkunos fazem provas importantes, como o Vestibular nos ensinos médios e outras provas como escolas técnicas e etc. O planejamento escolar que é obrigação da coordenação, direção e professores devem estarem unidos nessa hora, para arrumar um jeito de não ultrapassar os limites de um jovem. Por mais que digam que nós somos " novos" e temos mais resistencia, não podemos esquecer que ainda estamos amadurecendo. Uma atividade´muito além pra nossa idade fisica e mental pode, acabar fazendo mal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário