Introdução

De certo, é por via e por ora coragem demasiada ou por mera vergonha enrustida que nasceu este blog. De criação em prol de ditar, em texto ou palavras poéticas, verdades, dito como também observações, que devíamos observar com um gosto um pouco mais profundo. Boa leitura!

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Sherlógico

"Os pequenos detalhes são sempre os mais importantes." (Sherlock Holmes)


Mega pontes, mega trens, mega aeroportos, grandes prédios,  grandes satélites. A humanidade vislumbra toda a imensidão dos objetos. Eu, no entanto, remo contra a maré. Gosto dos detalhes. Dos minuciosos. Daqueles que você precisa observar por dias para encontrar.  Como, por exemplo, o barulhinho das moscas que, na verdade, é apenas o bater de suas asinhas numa velocidade alta, zunindo aquele som característico. Os detalhes, no fim, são o segredo por trás de toda grande obra. A tela de Leonardo Da Vinci - Monalisa- seria a mesma coisa, se não o detalhe dos olhos que parecem te seguir, seja lá qual for o angulo a se observar? O que seria do estudo astronômico, se não fosse Galileu e sua observação dos navios e barcos, o céu e deduzir que A terra gira em torno do sol?? 
Podemos ainda observar detalhes em coisas mais abstratas. O amor, que pode ser visto numa singela mudança de olhar, de tocar, de agir.  O ciumes, num pequeno desdém, na pequena alteração de voz. Ou, ainda em coisas minúsculas, como a mosca dita anteriormente, ou o processo de polinização das flores pelas abelhas, ou como a pequena formiga usa suas " patinhas" e levanta uma folha/grão/ e junto de suas companheiras, andam estrategicamente alinhadas em direção a sua " casa".
Por detalhes, quase podemos ser atropelados. Por detalhes, podemos ser atingidos em uma bala apenas de raspão ou  ficarmos paraplégicos. Por detalhes, um médico pode decidir que você apenas tem uma simples gripe e não um inicio de pneumonia.

Alguma vez, você já parou para olhar as coisas a sua volta de maneira bem intrigada a ponto de encontrar todos os pontos, simples mas essenciais para uma grande obra????

Um comentário:

  1. Que saudades daqui... Pois é. Como eu sempre digo o menores detalhes são os que fazem a diferença. A simplicidade do real é o que realmente importa! Você é um grande escritor e tem um sábio poder de observar o que realmente vale a pena ser observado. Isso te faz mais do que especial. Amo você!

    ResponderExcluir